Premissa equivocada

Finda a eleição em Porto Alegre e pela terceira vez Manuela D'Avila não vence a disputa. 
É do jogo democrático. Continuasse José Fortunati na disputa, o segundo turno provavelmente seria entre Melo e Fortunati, pois ambos estavam crescendo e Manu E Aí Beleza, ficaria mais uma vez em terceiro lugar.

Com a saída de Fortunati, boa parte do eleitorado migra para Sebastião Melo. E esta é toda a história.

Porém, surgiram manifestações nas redes sociais, atribuindo a derrota de Manuela, por ela ser mulher.

Nada mais equivocado. Manuela perdeu por não ter um projeto consistente para a cidade, por ter se aliado ao PT - cujos índices de rejeição são muito altos.

Neste pleito, 11 mulheres conquistaram uma vaga na Câmara Municipal. Outras duas mulheres também disputavam a prefeitura: Juliana Brizola e Fernanda Melchiona.
Pelotas reelegeu sua Prefeita, Paula Mascaranhas e Bauru, em São Paulo, elegeu uma mulher negra para a prefeitura - que, aliás, vou alvo de manifestações racistas e até ameaças de morte.

Não, Manuela não perdeu por ser mulher.
A arrancada a frente dos demais candidatos se deve à "memória eleitoral", pois Manuela foi candidata a vice na chapa PTista com Hadad.

Mesmo fenômeno ocorrido com Luciana Genro em 2016, que também saiu na frente nas pesquisas, como resultado de sua candidatura à presidência em 2014.

Dizer que Manuela foi rejeitada por ser mulher, além de uma premissa equivocada, contribui negativamente para a causa feminista.
E pasmem, são, em sua maioria, mulheres a levantarem este conceito.

O eleitorado de Porto Alegre amadureceu - como prova a histórica eleição de 11 mulheres para o legislativo municipal - e está pronto para eleger sua Prefeita, desde que seja alguém com propostas consistentes e factíveis, sem fantasias e demagogia.

Vamos lembrar que o Rio Grande do Sul já elegeu uma mulher ao governo do estado, Yeda Crusius. E está pronto para eleger outra mulher, caso Paula Mascaranhas decida disputar a próxima eleição em 2022.

Silvio Luiz Belbute
Jornalista e sociólogo
MTb 0018790/RS