A sociedade está contaminada com o vírus do nazismo - 20/01/2020

Um experimento sociológico, realizado pelo professor de história da Escola Secundária Cubberley, de Palo Alto, Califórnia, Ron Jones, em 1967, mostrou o quão frágil é uma sociedade e o quanto é possível se deixar levar por discursos políticos, tornando os indivíduos fanáticos e cegos.
Ron efetuou o experimento quando percebeu que seus alunos não acreditavam como uma nação como a Alemanha pode se curvar aos desmandos de Hitler. Utilizando táticas de rigorosa disciplina, postura ao sentar, palavras de ordem em tom forte e resoluto, começou a modelar os alunos e em apenas uma semana suas aulas tornaram-se disputadas, líderes entre os alunos confeccionaram uma marca e uniformes e passaram a agir com agressividade com aqueles que ainda não haviam se "curvado à verdade".
O professor marcou um encontro com os alunos, no salão da escola, com a desculpa que assistiriam a uma transmissão pela TV com um candidato à presidência, com as mesmas propostas do grupo. Quando o salão encheu, o professor desmontou a farsa, explicando o que havia promovido, demonstrando assim, como todo um povo pode seguir um louco.
O experimento virou filme, primeira versão americana em 1981 e a segunda, com produção alemã, em 2008.
O nazismo, assim como o comunismo, não morreu. Está inoculado na sociedade mundial como um vírus, a espera de um "gatilho" para se tornar ativo. Se duvida, veja as posições - seja da esquerda, seja da direita - nas redes sociais no Brasil. A polarização que vivemos é a mesma de 1930, quando o movimento nazista se fortalece na Alemanha e promove a ascensão de Adolf Hitler. 
Assina o canal, dá um like no vídeo. Comenta, critica, sugere pauta: SBelbute

Agradeço aos apoiadores:

Softsul - 51 3346-4422 - Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software

BBC Informática - 51 3212-1231 - Instalação e configuração de redes, roteadores, computadores e notebooks

SAGESC - Sistema de Administração e Gestão de uma Empresa Simples de Crédito - 51 98405-6969

Psicóloga Clínica Cris Cordal - 51 996 49 9494

CIUPOA - Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre - 51 99373-9158

Para anunciar, entre em contato pelo email ou Whats: belbute@gmail.com | +55 51 992 400 914