O fim dos cobradores de ônibus - 20/12/2019

Quantas profissões desapareceram nos últimos 20/30 anos? Telegrafistas, ferreiros, estafetas, datilógrafos, telefonistas, cortador de gelo, leiteiro...O progresso e os avanços tecnológicos, ao longo dos séculos, criam novas profissões, ao mesmo tempo em que extinguiram inúmeras outras. Agora é a vez dos cobradores de ônibus. Em Porto Alegre, a bilhetagem eletrônica é utilizada por cerca de 80% da população. E a tendência é chegarmos aos 100%. Sendo assim, a função do cobrador/trocador, será extinta.
O projeto da prefeitura de Porto Alegre prevê uma fase de transição, onde NENHUM cobrador será demitido, mas as vagas não serão repostas, nos casos de aposentadoria ou se o cobrador pedir demissão. As empresa ficam obrigadas a remanejar os funcionários para outras funções, incluindo o treinamento para assumirem como motoristas.
Aliás, esta é outra profissão que desaparecerá nos próximos 30 anos. Os avanços tecnológicos em veículos dotados de robôs e inteligência artificial já são uma realidade. Google é o pioneiro com seus veículos sem motoristas, mas outras empresas como Mercedes, Volvo, entre outras, já possuem protótipos de carros automatizados.
Protestar é válido, porém, não podermos agir como "ludistas" - movimento contrário ao uso de máquinas durante a revolução industrial na Inglaterra invadindo fábricas e quebrando suas máquinas. Devemos sim, ter uma visão de futuro e nos prepararmos para as inevitáveis mudanças. A maioria dos estudantes buscando formação superior hoje, talvez não cheguem a exercer as profissões para as quais estão se preparando. As relações de trabalho mudarão ainda mais drasticamente nos próximos anos. 
Assina o canal, dá um like no vídeo. Comenta, critica, sugere pauta: SBelbute

Agradeço aos apoiadores:

Softsul - 51 3346-4422 - Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software

BBC Informática - 51 3212-1231 - Instalação e configuração de redes, roteadores, computadores e notebooks

SAGESC - Sistema de Administração e Gestão de uma Empresa Simples de Crédito - 51 98405-6969

Psicóloga Clínica Cris Cordal - 51 996 49 9494

CIUPOA - Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre - 51 99373-9158

Para anunciar, entre em contato pelo email ou Whats: belbute@gmail.com | +55 51 992 400 914