Semelhanças entre Nazismo e Comunismo

O povo não se convence facilmente porque ouviu de seu professor de história na escola ou faculdade, ou leu em algum panfleto partidário ou de algum amigo professor e dai acha que sabe.
Primeiro é necessário dizer que em Israel também tem esquerda. O Partido Trabalhista e o Meretz são exemplos.
Em segundo lugar, ser judeu não implica ser "de direita". 
Terceiro, cabe lembrar que Herbert Marcuse - um dos fundadores da Escola de Frankfurt (criadores da Teoria Critica - seguida pelo PSOL, por exemplo), era judeu, nascido na Alemanha.
Assim, apontar autores judeus ou membros da comunidade judaica, que refutam o nazismo como "de esquerda", não é um aval da verdade.
Também vale lembrar dos "Kibutz": modelos de comunidade socialista, imnplantados em Israel.
Inúmeros judeus foram expulsos da Rússia após a Revolução de 1917.
"Em numerosas ocasiões, Hitler elogiou publicamente Stalin e ele via o stalinismo positivamente, como uma busca de purificação do Partido Comunista da União Soviética de influências judaicas, observando a purga dos judeus comunistas como Leon Trótski, Grigori Zinoviev, Lev Kamenev e Karl Radek."(O Grande Expurgo)
Vamos as semelhanças:
- Política: partido único, regime totalitário, exclusão ou extinção de outros partidos, pode centralizado;
- Eugenia: o nazismo tem a crença na raça pura, ariana; os socialistas no aprimoramento da raça, através da combinação genética entre "bem dotados";
- Controle dos meios de produção: ai está a pedra de toque. O Estado total, controlando tudo e a todos. Desde a produção agrícola até a distribuição de produtos industrializados. É o Estado quem define as regras, estabelece controles de produção de bens, seus preços e os salários que serão pagos aos trabalhadores. Há apenas um sindicato, controlado pelo partido;
- Controle dos bens sociais: TUDO é do Estado (não há propriedade privada. Casas, terras, industrias, máquinas);
- Militarismo: forças armadas controladas pelo partido e controlando o partido, com altas patentes em postos chaves, com representantes nas diversas esferas de poder.
Finalizando, ai vai uma relação de autores (entre os quais, muitos judeus), que estudaram e também apontaram as semelhanças entre as ideologias, demonstrando serem duas faces da mesma moeda: Václav Havel, Hannah Arendt, George Watson, Friedrich Hayek, Eduard Heimann,  Frederick Augustus Voigt, Eric Voegelin, Stéphane Courtois, Margarete Buber-Neumann, Zbigniew Brzezinski, Carl Joachim Friedrich. Tem muitos mais, mas ficarei com estes, por hora.

​Silvio Luiz Belbute
Sociólogo e Jornalista 
MTb 0018790/RS