Amazon destrona Google da liderança entre as marcas mais valiosas do mundo

A explosão e crescente diversificação do negócio da Amazon valeu-lhe a liderança da lista de 2018 das marcas globais mais valiosas do mundo, elaborada pela consultoria Brand Finance. A maior varejista a nível mundial subiu da terceira posição, saltando por cima da Apple (que mantém o segundo lugar) e roubando a primeira posição da Google. O Facebook ocupa a quinta posição da lista que reflete não só o valor bem como a força de 500 marcas a nível mundial. Em termos absolutos, a Amazon valorizou-se em 42%, atingindo US$150,8 bi, seguida da Apple, na segunda posição, que vale US$146,3 bi. O Google tem um valor de US$120,9 bi e o Facebook, que chegou a US$89,6 bi registrou o maior crescimento (45%) entre as 10 primeiras posições do ranking 'Global 500 2018', que é dominado por empresas tecnológicas. A Samsung, que ocupa a 4ª posição, tem um valor de US$92,28 bi. A AT&T (6a), a Microsoft (7a) e a Verizon (8a) são outras empresas tecnológicas entre as 10 primeiras posições. Em termos de força, a Brand Finance revela que a Disney é a marca mais forte, o que já reflete a aquisição, no final de 2017, do grupo 21st Century Fox. O top 10 das marcas mais fortes é composto ainda, por ordem decrescente, pela Visa, Ferrari, Neutrogena, Facebook, Lego, Google, Pwc, Johnson's e Microsoft. 

Fonte: Expresso Diário