Palestra sobre Redes Sociais encerra capacitação do PPV

O encerramento da capacitação para 28 municípios e equipes do PPV (Programa de Prevenção a Violência), promovido pelo governo do estado no âmbito do Programa Estruturante “Nossas Cidades”, ficou a cargo da palestra de Silvio Belbute, falando sobre Redes Sociais.

Pequeno empresário no ramo de tecnologias da informação, com ênfase em desenvolvimento web e soluções de conectividade, estudante de sociologia da ULBRA e autodidata em Redes Sociais, Belbute discorreu por mais de 2 horas, abordando desde a contextualização e referenciais históricos (a evolução tecnológica e as mudanças no mundo globalizado), até as formas, topologias e fenomenologias das Redes.

“É importante ressaltar que só existem redes de pessoas, que estabelecem entre si relações de confiança e agem de forma cooperativa. É comum pensarmos que organizações com estruturas hierárquicas sejam ou possam formar redes. Em minha opinião rede é o contrário de hierarquia,” destaca Belbute. “Outro erro comum é de considerarmos Orkut, MySpace, Facebook, entre outros como “redes sociais”. São redes de relacionamento. Rede Social é aquela que gera Capital Social”, completa o palestrante.

Durante a capacitação, foi realizada a oficina “Identificando as ligações em Rede”: os participantes dividiram-se em grupos e elaboraram gráficos demonstrando as ligações entre si e do grupo com os demais. “O exercício é importante para percebermos a rede, percebermos o quanto estamos próximos uns dos outros, mais que imaginamos”, ressaltou Silvio Belbute.

A palestra ocorreu no último dia 10 de junho, das 14h às 17h, no salão Açores do Hotel Continental.

Download da Palestra (em pps): http://www.belbute.com.br/ppv/RedesSociais_ASociedadeRede_SilvioBelbute_PPV.pps

Fotos: http://picasaweb.google.com.br/belbute/PalestraSobreRedesSociaisEncerraCapacitacaoDoPPV