Estou me lixando...

'Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês (jornalistas) escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim' (Correio do Povo, 07/05/2009), este desabafo sincero, finalmente externado, foi do deputado gaúcho do PTB, Sérgio Moraes.

Talvez identifique o pensamento da maioria de nossos congressistas, talvez da maioria de nossos políticos, que ainda não tiveram a coragem de dizer ou simplesmente não estão nem ai mesmo.

Já na Rádio Gaúcha e reproduzido no Blog da Rosane de Oliveira, de Zero Hora, o peremptório Ministro da Justiça, pré-pré-candidato a sucessão de Yeda Crucius em 2010, fala sobre a reforma política e o voto em lista fechada: “Não existe democracia perfeita. Mas eu entendo que ele é o mais aperfeiçoado porque valoriza os partidos. E o eleitorado não estabelece aquele contato fisiológico que os políticos propõe na hora da eleição e da troca de favores.”

Então ta: nós é que somos os culpados pelo fisiologismo, balcão de negócios, troca-troca partidário, infidelidade... Sim, nós somos culpados de colocar essa gente lá. Disto nós temos culpa sim. E temos que agüentar e ouvir calados, pois também não acreditamos na imprensa e continuamos a reeleger essa gente. Afinal, eles estão “se lixando” para nós, babacas, que sustentamos suas mordomias e em mais um jogo de compadres, acabaram absolvendo uns aos outros, na melhor prática corporativista.

Como para o Ministro não há democracia perfeita, então para que perder tempo? Vão logo tacar o voto em lista para cima de nós e pronto. Para que ficarmos nós e a imprensa atrapalhando a vida deles? Eles estão “se lixando”. Melhor: vamos acabar logo com o saco de a cada dois anos ir às urnas, enfrentar fila, perder o domingo com a família, para votar. Votar para que? Já que eles “estão se lixando” mesmo.

Triste país, triste povo com representantes destes calibres. Mas merecemos o que temos, afinal, enquanto ainda podíamos escolher, escolhemos errado. Pelo menos com o voto em lista fechada, parte de nossa culpa será amortecida pelos próprios partidos, que farão a escolha os candidatos por nós.

Estou me lixando também.

Farei de tudo para lembrar meus amigos, parentes, vizinhos, colegas, enfim minha rede, que devemos “nos lixar” para eles e deixar de votar neles. Enquanto ainda tivermos esta opção, que estão na iminência de nos tirar.