Alguém está incomodado...

Calma, calma, não é nenhuma pretensão de minha parte. Afinal sou apenas um reles escriba escondido num cantinho da imensa web, desta enorme teia.

Mas, enfim, o fato é que sofri alguns contratempos. Há alguns meses o blog foi pichado. Em seguida vieram comentários agressivos, que não faziam sentido manter e deletei. Sou democrático, mas democracia não condiz com falta de educação, muito menos com termos chulos e anonimato. Reprovo o anonimato.

Agora o blog foi invadido: implantaram um “cavalo de tróia”, um “Trojan” com o pomposo nome de “Trojan-DDoS.Win32.Agent.bv”. Este bichinho virulento redirecionava o blog para outro endereço (pensa.de/AdobeUpade), assim que o visitante clicasse em “ok” numa mensagem que surgia na tela dizendo: “Você não tem instalada a atualização do Adobe Flash e esta página não poderá ser exibida”.

blog_virus

Quando iniciei o trabalho de desinfecção, percebi que os demais sites hospedados no mesmo servidor, também estavam infectados, atingindo o site da empresa (ConsulTi Web), o site da radio web que estou montando com o grande parceiro Telmo Martins (Rádio Web daGente) e o próprio site do Telmo, que está em fase de desenvolvimento.

Preocupado, pensando ser mais uma falha do provedor que estou abandonando por seus freqüentes problemas, o iG Empresas, corri para checar os demais sites que a ConsulTI Web desenvolveu e administra. Nada, tudo limpinho e funcionando, ainda bem. Exceto quando os servidores do iG estão fora do ar (pelo menos uma vezes por semana).

Chequei também meus computadores, por via das dúvidas, para verificar se havia deixado escapar algo que pudesse contaminar os sites. Pois o antivírus não detectou nenhuma infecção. Nadica de nada, nem um “malwarezinho” ou “scriptizinho”.

Bom, então tenho que admitir que a bronca é comigo e que o ataque foi externo. Ainda não descobri o autor desta sacanagem. Mas se engana quem pensa que pode manter o anonimato na web. Como todo criminoso, estes cyberbandidos também acabam deixando rastros. E podem ter certeza que estão na mira. Assim como aqueles que picharam o blog tempos atrás.

Fora a mão-de-obra que deu, para mim e para um amigo que me auxiliou, não perdi o sono, nem o humor. E continuarei a dizer o que penso, sem medo de qualquer represália. Acredito viver num estado democrático de direito e sou plenamente responsável por meus pensamentos e ações.

As ditaduras podem cassar o direito de falar e até de ir e vir. Mas jamais cassarão a liberdade de pensar.